segunda-feira, 18 de julho de 2016

Compradora compulsiva

Olá!

Você já ouviu falar em oniomania? A palavra pode parecer meio estranha, mas está presente na vida de muitas pessoas. Você já deve ter conhecido alguém que compra compulsivamente, que não consegue sair de casa sem voltar com uma sacolinha. Você pode conhecer alguma amiga que até esconde as sacolas de compras para os familiares não verem. Conhece? Bem, a questão é que o que parece uma futilidade pode ser na verdade uma psicopatologia.


A oniomania é uma compulsão e infelizmente a maioria das pessoas atingidas por essa doença é mulher. Não tenho a fonte dos dados, mas especula-se que 90 a 95% das pessoas que tem compulsão por compras sejam mulheres. É possível que o fator cultural seja o que mais influencia esse fato, já que biologicamente não há nada que explique isso. Sim, a oniomania é uma doença que impede a nossa independência financeira e chega mesmo a comprometer a vida pessoal, relacionamentos, saúde financeira e muito mais.

Como boa parte das psicopatologias, ela é marcada pelo preconceito ou pela ignorância das pessoas que não sabem como lidar com a situação. Se você sofre dessa doença, como de qualquer outra psicopatologia, já deve ter ouvido algum conselho do tipo "mudar isso só depende de você!" ou "você deveria se esforçar mais para melhorar disso!"

Pois é, a questão é que se você conhece uma pessoa com uma cardiopatia ou outra doença, você não diz pra ela se levantar e fazer algo para mudar, não fica incentivando ela a ter "coragem" de mudar sua condição atual, não é? Uma pessoa com a perna quebrada, que fica deitada numa cama o dia todo não está lá porque gosta. Acho que dizer "levante-se daí e mude sua vida!" não vai ajudá-la muito.

Os delírios de consumo de Becky Bloom

Essa é a questão. A oniomania deve ser tratada, é preciso compreender que muitos sentimentos estão relacionados à compulsão por compras. A pessoa, que pode estar deprimida ou insegura, sai de casa para se distrair ou fazer suas atividades de rotina e (vulnerável) acaba comprando algo que muitas vezes nem precisa. A sensação de prazer momentânea é viciante, a pessoa sente um prazer que não consegue experimentar em outras situações do dia a dia. O problema é que logo essa sensação passa e ela precisa comprar novamente para ter aquela sensação de novo. 

Muitas pessoas chegam a ter dívidas altas, fazer empréstimos para cobrir as dívidas e tudo vira uma bola de neve. A doença pode fazer com que a pessoa perca todos os seus bens materiais, emprego, compromete casamentos e relacionamentos de uma forma geral. A oniomania não tem cura, mas é possível uma melhora dos sintomas. Para isso, é preciso encarar a compulsão com seriedade, sem preconceitos e procurar ajuda especializada. É recomendável que a família de uma pessoa que sofre com a oniomania também procure suporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário