sábado, 2 de julho de 2016

Mulheres que fazem acontecer

Olá! Esta é a segunda postagem do nosso blog e eu estou muito feliz de compartilhar opiniões com vocês. Espero que este possa ser um espaço aberto para discussões construtivas e troca de ideias e dicas.

Pensei muito no que escreveria e decidi falar um pouco da mulher no mercado de trabalho brasileiro. Não vamos partir dos números que já conhecemos, que revelam que somos mal remuneradas ou que os homens são melhor remunerados que nós. 

Vamos falar do que pode ser mudado e de pessoas que estão trabalhando para mudar este cenário. Trouxe o caso da Luiza do Magazine Luiza.

O primeiro contato que tive e que me incentivou a pesquisar mais sobre essa líder foi no livro "Faça Acontecer" de Sheryl Sandberg, que dá título a este blog (e que será conteúdo para um próximo post). Como líder e empreendedora, Luiza tem realizado um papel importante na valorização da mulher dentro do mercado de trabalho. No Magazine Luiza, a presidente já chegou a realizar campanhas de incentivo à diversidade e contra a violência contra a mulher.  

Segundo ela, poucas mulheres se candidatavam a cargos de gerência, mesmo que fosse o caso de uma promoção, pois isso exigia mudança de cidade com frequência e os maridos não queriam acompanhar as esposas. Pensando nisso, ela fez um programa de apoio psicológico aos maridos para que as mulheres de sua empresa pudessem ascender profissionalmente.

Imagem: Empari Sistemas
É claro que Luiza teve outras mulheres fortes em sua história de vida. Segundo ela, começou a trabalhar aos doze anos para comprar os presentes de Natal. Foi a mãe de Luiza quem disse a ela "vá trabalhar, assim você terá dinheiro para comprar os presentes". Foi assim que ela começou no balcão da loja que a mãe tocava junto com a tia (também chamada Luiza) e mais duas irmãs.

Luiza foi convidada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 para ocupar uma das cinco vice-presidências de seu conselho diretor. Ela é a única mulher a integrar a mesa do conselho diretor, que é um órgão de administração e representação da Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016.

A principal bandeira levantada por ela, atualmente é a de cotas para mulheres em conselhos de administração. Segundo ela "pode parecer que as cotas menosprezam a capacidade de ascensão e favorecem alguém sem mérito. Mas elas são uma ferramenta transitória para corrigir uma situação de desigualdade que, de outro modo, levaria muitas décadas para ser solucionada. É o que está acontecendo agora na Europa, e com sucesso. Vários estudos mostram que a diversidade nos conselhos aumenta a rentabilidade das empresas".  (Luiza Helena Trajano, em Faça Acontecer de Sheryl Sandberg).


Nenhum comentário:

Postar um comentário