quinta-feira, 21 de julho de 2016

Controle Financeiro - Faça Acontecer!

Olá!

Você é concurseira, estudante, trabalha fora, trabalha em casa? Não importa qual a sua atividade, organizar as coisas ao seu redor pode te ajudar a ser mais produtiva.

Lembro que na minha época de vestibular eu estudava diversas matérias diferentes e tinha dificuldades em organizar um cronograma de estudos, até que um dia eu li uma matéria que dizia que que era mais fácil separar por matérias de estudo, deixando à vista somente aquela matéria/livro que iria estudar. Uma dica tão simples e me ajudou tanto!



Desde essa época eu gosto de separar as coisas, organizá-las. No trabalho também. Lembro que numa das empresas que trabalhei eu sempre ganhava vários caderninhos das empresas que me visitavam, eu adorava e queria usar todos. Uma cilada pra minha organização. Eu acabava não lembrando em qual caderno tinha anotado certas coisas. O mais interessante pra mim, naquele caso, era manter um único caderno onde eu anotasse todas as coisas importantes.

Hoje há várias ferramentas de organização, uma delas são os planners. Os daily planners são ótimos para gerenciar a rotina. Você pode fazer o seu próprio daily planner, conforme as suas necessidades. 



O planner é baseado em planilhas para que você possa fazer o seu planejamento, por isso você pode utilizar somente o que for útil para você e (o melhor!) você não precisa comprar um planner, você pode fazer o seu próprio planner todo personalizado. Eles são ideais para quem gosta ou precisa documentar/escrever. Isso vai desde a organização das atividades da faculdade até as atividades dos filhos. Também há planners com uma planilha para organização da alimentação, para quem está fazendo reeducação alimentar, por exemplo. (Disponibilizo aqui também nos próximos posts).

Para o controle financeiro eu fiz meu próprio modelo aqui do blog. A imagem abaixo é para ilustrar como utilizar a planilha de controle de cartões, assim você consegue gerenciar mês a mês os valores parcelados no seu cartão, tendo uma visão de quantas parcelas faltam para pagar e planejar seu limite de gasto em cada cartão.

Controle Financeiro - Cartão de Crédito


Disponibilizei a página acima para que você possa imprimir (em qualquer gráfica, pode imprimir em formato A4 e colocar em um fichário). O interessante é que você pode imprimir as páginas por cartão de crédito, por mês, como preferir.

Para fazer download da página de Controle de Cartão de Crédito, clique aqui.

Espero que você goste da ideia de se planejar e ter seu próprio planner. Caso você tenha gostado desta postagem, por favor, deixe sua impressão/opinião abaixo. Caso tenha testado o controle, me diga o que achou.

Obrigada e até o próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário