sábado, 9 de julho de 2016

Consumo consciente - armadilhas #2

Falei na postagem anterior sobre algumas armadilhas nas quais podemos cair na hora de fazer compras. As empresas utilizam nossas emoções, nosso valores, podem nos causar constrangimento e influenciar nosso comportamento para que compremos um determinado produto.

Uma pena, mas se você quer consumir de forma consciente e menos influenciada por fatores externos, talvez você se interesse pelo que vou falar a seguir.

As armadilhas nas quais podemos cair são muitas. Uma delas é a da exclusividade.

A exclusividade é um dos principais fatores que podem influenciar na hora da sua compra. A exclusividade dá a ideia de status a quem compra e se você é uma pessoa que consome em busca de status ou da satisfação que essa compra exclusiva poderá trazer, é provável que já tenha caído nesta armadilha ao menos uma vez.



Entenda bem, não é que a exclusividade seja algo ruim. Na maioria das vezes, as marcas produzem itens com exclusividade porque são itens voltados a um público diferenciado, que não consome em massa ou porque o item pode ter valor bastante elevado de produção, não sendo possível produzi-lo em grandes quantidades. Também é possível que o produto seja feito com a utilização de trabalhadores especializados, com alto valor agregado ou mesmo que a matéria-prima não seja encontrada facilmente. 

A questão é que a exclusividade pode despertar o desejo de muitas pessoas que queiram ter essa sensação de não precisar compartilhar, de ser único. É, na maioria das vezes, é mais uma fantasia que temos na hora do consumo.

Outra artimanha utilizada para influenciar a compra é a escassez. Quantas vezes você não ouviu "este é o último da loja" ou "são os últimos dias de promoção, não perca!"?. Dizem até que algumas empresas utilizam a estratégia de deixar faltar momentaneamente um item que está vendendo bastante para que o consumidor tenha a sensação que deve comprá-lo na primeira oportunidade que tiver.

É possível que você sinta-se mais influenciada(o) a comprar um produto que está quase acabando na prateleira do supermercado. O que ocorre é que a escassez dá a sensação de ânsia, o consumidor sente que não deve perder a oportunidade de compra. Quando você encontra um item na prateleira e ele está quase acabando isto pode ser um indicador de que o produto é realmente bom/desejado, senão não estaria vendendo tão bem. Melhor aproveitar e comprar logo, não é?

Não! Em breve vamos falar um pouco sobre o consumo consciente (consciente em vários sentidos) e como evitar comprar por impulso.

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